A cirurgia robótica, considerada uma evolução da Laparoscopia (técnica cirúrgica minimamente invasiva através da utilização de micro câmeras), é atualmente a forma mais moderna para o tratamento de patologias ginecológicas.
Nos Estados Unidos, inclusive, cerca de 80% das cirurgias ginecológicas são através da robótica.
No Brasil, em que pese a inovação ter chegado apenas em 2008, a cirurgia robótica já é uma realidade tanto na rede privado quanto na rede pública de saúde, trazendo diversos benefícios tanto ao paciente quanto a equipe médica.
A cirurgia robótica tem se destacado por sua precisão, uma vez que a intervenção é realizada por meio de um robô. Trata-se de um processo altamente seguro já que a máquina não opera sozinha, mas reproduz todos os movimentos do cirurgião, de forma rápida e precisa. O procedimento é realizado por, no mínimo, dois cirurgiões, um operando remotamente através de um console próximo a mesa cirúrgica e o outro ao lado do paciente para manusear as pinças e realizar eventuais ajustes.
Com a referida técnica a cirurgia se torna menos invasiva e o pós-operatório menos complicado.
Mas lembre-se, a cirurgia robótica só deverá ser realizada por cirurgiões certificados e com treinamento específico. Não se esqueça de buscar profissionais com ampla experiência nessa tecnologia.